Tecnologias garantem saúde e integridade dos trabalhadores

Painel encerrou o 11° Encontro Sul-Riograndense de Prevenção, Segurança e Saúde do Trabalho (PREVESST), realizado durante a 19ª Construsul, na Fenac, em Novo Hamburgo

Existem obras em que as normas de trabalho não se aplicam, exigindo que os profissionais utilizem da engenharia para resolver problemas e conseguir manter a saúde e integridade dos trabalhadores. Com o objetivo de apresentar as novas soluções em Segurança e Saúde do Trabalhador na construção, o engenheiro de Segurança do Trabalho e diretor técnico da eX3 Engenharia Alfredo Somorovisky, expôs, em seu painel, no 11° Encontro Sul-Riograndense de Prevenção, Segurança e Saúde do Trabalho (PREVESST), tecnologias que aplicou em obras que esteve presente nos últimos anos.

O evento faz parte da programação da 19ª Construsul – Feira Internacional da Construção, que ocorre no Centro de Eventos da Fenac, em Novo Hamburgo até sábado (06/08).

– As tecnologias colaboram para redução de custos aplicados em segurança do trabalho; diminui o número de acidentes com risco de quedas; aumentam a produtividade; e, principalmente, são mais tranquilidade ao próprio trabalhador. Estas soluções são chances de melhorarmos a construção civil – argumentou Somorovisky.

Entre os exemplos apresentados pelo engenheiro, estavam situações específicas encontradas durante a reforma do estádio Beira-Rio, onde foram necessárias criar uma linha de vida inclinada especial e um cesto metálico ligado diretamente ao guincho para alcançar os 70 metros de altura da cobertura do estádio.

Outra novidade citada por Somorovisky e que está se tornando cada vez mais comum é a utilização de redes em forma de balão, que protegem a parte inferior da construção, amparando tanto o trabalhador quanto os materiais que possam vir a sofrer queda. A tecnologia também possibilita o fechamento das aberturas durante o desenvolvimento da obra.

Redação: Francine Malessa / Coordenação: Marcelo Matusiak
By |06/08/2016|Comentários desativados em Tecnologias garantem saúde e integridade dos trabalhadores
Translate »