Segurança no trabalho será tema de congresso em Novo Hamburgo em agosto

Segurança no trabalho será tema de congresso em Novo Hamburgo em agosto

Sob o tema “Segurança no trabalho, meio ambiente e qualidade de vida”, o objetivo do evento é mostrar aos profissionais, sociedade, empresários e trabalhadores a importância de fortalecer a cultura da segurança no ambiente de trabalho.

O 16º Congresso de Engenharia de Segurança de Trabalho (Conest) é organizado pela Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), juntamente com as entidades filiadas regionais. Será realizado de 6 a 8 de agosto, paralelamente à 17ª Construsul – Feira Internacional da Construção, na Fenac, em Novo Hamburgo. Na segunda-feira (17/03), durante a realização do Encontro Estadual de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) foi feito o convite oficial ao Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, que destacou o bom momento em termos de geração de empregos que vive o país.

– Nacionalmente devemos chegar a um milhão e meio de empregos até o final do ano. Os números do Ministério do Trabalho e Emprego são os melhores possíveis. Nosso modelo econômico se baseia no aumento real de salários e geração de empregos que tem injetado bilhões de reais na economia. Os desafios agora são na qualificação profissional e avançarmos nesse sentido – afirmou.

O titular da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul (SRTE), Flávio Zacher, destacou que o diferencial gaúcho na preocupação com o tema e chamou a atenção da importância da união entre empresários e trabalhadores.

O Congresso de Engenharia de Segurança de Trabalho é organizado em forma de rodízio nacionalmente, mas o Rio Grande do Sul não recebia a atividade há mais de dez anos.

– Hoje o Brasil tem 36 normas de segurança e saúde no trabalho e nos últimos anos novas normas foram reformadas e precisam ser apresentadas e discutidas. Aproveitaremos a Feira Construsul para isso. Traremos especialistas que participaram desse processo e que possuem experiência para difundir a cultura de prevenção – afirmou o vice-presidente da Associação Sul Riograndense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Ares), Nelson Burille.

A prevenção de acidentes de trabalho deve ser uma preocupação tanto entre os empresários como entre os trabalhadores.

– O evento é direcionado para ambos os públicos. É claro que temos especial interesse em profissionais que possuem cargos de gerencia, encarregados e supervisores, enfermeiros, técnicos e médicos que são os agentes que fazem a segurança. Outro público interessante são membros da CIPA, pois estes profissionais mesmo não tendo, muitas vezes uma formação especifica, estão na ponta do serviço e exercem um papel fundamental – completou.

A Feira Construsul no ano passado retornou aos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, com sucesso. O regresso para cidade superou a expectativa de público, pois além dos participantes já familiarizados ao evento, incentivou a visitação de compradores da Região da Serra e Vale dos Sinos. Foram mais de 77 mil pessoas, que lotaram os corredores dos pavilhões da Fenac.

By |26/03/2014|Comentários desativados em Segurança no trabalho será tema de congresso em Novo Hamburgo em agosto
Translate »