Notícias da Feira

Massa DunDun é pioneira na nova norma da construção civil

Única argamassa polimérica a obter a certificação NBR 15.575 é destaque na Construsul

A construção civil não é mais a mesma. Uma argamassa polimérica que dispensa o uso de cimento, cal, areia ou água está revolucionando o assentamento de tijolos em todo o Brasil. E a utilização da Massa DunDun promete crescer ainda mais, já que é a única argamassa polimérica certificada nos critérios da NBR 15.575 – a Norma de Desempenho da Construção Civil. O produto estará em destaque nesta edição da Construsul – 17ª Feira Internacional da Construção, que ocorre de 6 a 9 de agosto, nos Pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo. O estande da Massa DunDun poderá ser encontrado no espaço 327, no 2º piso.

Desenvolvida pelo Grupo FCC, de Campo Bom (RS), maior fabricante de elastômeros termoplásticos da América Latina, a Massa DunDun é um novo conceito para o assentamento de tijolos ou blocos na construção de paredes. Este ano,o produto obteve a certificação NBR 15.575, atestada por uma Instituição Técnica Avaliadora do programa PGQP Habitat, ligada a Universidade do Vale dos Sinos. “Isso significa que a qualidade técnica da Massa DunDun foi reconhecida em uma das mais rigorosas normas de construção civil do mundo, que é a nova regulação brasileira”, observa Carlos Bremmer, CEO da FCC.

Um marco para a construção civil nacional, a NBR 15.575 serve de atestado de qualidade e segurança para materiais utilizados em obras em todo o país. Para ser aprovada, a Massa DunDun passou por uma série de testes em alvenaria em sistemas construtivos do tipo Sistema de Vedações Verticais Internas e Externas (SVVEI), utilizando blocos cerâmicos, tijolos convencionais de 6 furos, blocos de concreto e blocos de concreto celular. Foram avaliados critérios como estanqueidade, desempenho térmico, desempenho acústico, resistência ao fogo e resistência mecânica. “A Massa DunDun  atendeu todos os requisitos da NBR 15.575, na maioria dos casos com desempenho superior ao requerido pela norma”, informa Fabiano Andrade de Araújo, gerente de vendas da FCC.

PACK_15kg_4 2014-02-04 Embalagem de 3kg

Um exemplo está na resistência ao fogo. Durante o ensaio, o sistema construtivo com a Massa DunDun foi submetido a uma temperatura máxima de 1.010 ºC, durante 60 minutos, e manteve-se estável, atendendo a norma. Graças ao isolamento térmico, a face externa atingiu uma média de 37,5ºC, com máxima de 50,5ºC, muito aquém dos parâmetros de temperatura máxima previstos na norma, de 140ºC.

O produto também obteve ótimos resultados no quesito estanqueidade, quando o sistema construtivo foi submetido a um ensaio rigoroso, com duração de 7 horas a uma pressão de 50 Pa. e manteve-se sem vazamentos. O mesmo ocorreu com relação aos outros critérios da norma que avaliaram o desempenho acústico, o desempenho térmico e a resistência mecânica, com os requisitos normativos atendidos ou superados em todos os sistemas.

Vendas – O reconhecimento técnico da Massa DunDun deve ajudar a impulsionar as vendas do produto que já é vendido em todo o Brasil e no exterior. Embora o mercado de construção civil deva crescer 2,8% este ano em relação a 2013, a expectativa da FCC é ampliar os negócios com a Massa DunDun em 23% em 2014. A argamassa polimérica de produção 100% nacional é comercializada em todo o país e exportada para Uruguai, Argentina e Estados Unidos, além de outros países. Entre os clientes, estão empreendimentos das maiores construtoras do Brasil, como o Eco Commercial Building (um prédio da Bayer em São Paulo), e a expansão Dow Química, no Guarajá. O produto também está sendo avaliado para obras das Olimpíadas, no Rio de Janeiro.

A Massa DunDun está disponível em embalagens de 3kg e 15 kg. A argamassa pode ser usada diretamente da própria embalagem de 3kg, com uma pistola aplicadora ou com uma bisnaga (ambos também fornecidos pela FCC).  Dependendo do tipo de blocos utilizados, uma embalagem de 15 kg do produto é suficiente para assentar 10 metros quadrados de parede, o que demandaria cerca de 300 kg de argamassa tradicional.

By |06/08/2014|Comentários desativados em Massa DunDun é pioneira na nova norma da construção civil
Translate »