Madeiras e rochas que parecem de verdade

Madeiras e rochas que parecem de verdade

Madeiras e rochas naturais são inspirações para cerâmicas e porcelanatos. A tendência é seguida por diversas empresas no Brasil. As novidades tecnológicas passam pela impressão em HD, incluem descobertas próprias das empresas e formas rústicas de fabricar estes produtos. Na decoração, a moda de imitar materiais naturais é percebida em qualquer loja do segmento. As novidades vão além das residências e chegam aos escritórios e decks, cada vez mais elaborados e aconchegantes.

A decoração com pedras e madeiras é uma tendência cada vez mais forte na construção. Tanto na sala, no quarto e no banheiro, como em sacadas, nas paredes e em escritórios, a moda rústica, que ao mesmo tempo é clássica, domina as vitrines de lojas de materiais de construção e de decoração. Para não ficar de fora da tendência e facilitar a manutenção e aplicação, as empresas de porcelanato e cerâmica aderiram com força ao modismo. Madeiras e rochas naturais são impressas nas pedras com tecnologias cada dia mais avançadas. Para saber se é uma lasca de madeira ou porcelanato, apenas tocando no material. O realismo dos materiais impressiona e conquista clientes em todo país.

O superintendente da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica Para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), Antônio Carlos Kieling, afirma que as impressões que imitam madeiras e rochas naturais têm características especiais de decoração, mas são feitas com as mesmas especificações técnicas de outros produtos. “Quanto a especificação técnica, nada muda pelo designer superficial. As normas vigentes estabelecem a especificação pelo tipo da cerâmica. Porcelanato deve ter 0,1% de absorção de água, por exemplo. A questão estética superficial, imitando madeira, rocha ou cimento não tem relação com a especificação técnica, o mais importante é o local de uso que se destina o produto desenvolvido”, destaca Antônio Carlos Kieling.

Dados da Anfacer mostram que, em 2014, o Brasil exportou para 113 países, totalizando 69,2 milhões de metros quadrados, o que equivale a uma receita de US$ 279,8 milhões. As exportações brasileiras têm como principais destinos a América do Sul, a América Central, a América do Norte e a África. Kieling revela que existem aproximadamente 60 empresas de porcelanato e cerâmica no Brasil.

Os dados de exportação dos produtos brasileiros, segundo Kieling, mostram o quanto este segmento está desenvolvido no país. Entre as principais vantagens dos porcelanatos e das cerâmicas fabricados no Brasil, o superintendente destaca a alta resistência, a durabilidade, a beleza e a diversificação, os produtos antialérgicos, os preços diversificados, e a versatilidade. “Nossos produtos são de fácil limpeza, de fácil colocação. Também não propagam chamas e possuem padrões internacionais de qualidade. É possível encontrar estes produtos em mais de 60 mil pontos de venda”, relata Kieling.

O sistema HD (High Definition ou Alta Definição) não pertence apenas à linguagem de televisão ou audiovisual. Entre as diversas empresas que trabalham com porcelanato e cerâmica, é possível encontrar outra destinação para a expressão. A tecnologia High Definition invadiu as lojas de materiais de construção e decoração. 

A tecnologia consegue reproduzir superfícies 100% digitais e com qualidade fotográfica. É possível encontrar o desenho de mármores nobres, pedras naturais, tecidos de paredes, ladrilhos hidráulicos e até madeira de demolição nas impressões HD. É uma tendência mundial que vem se consolidando há cerca de oito anos, e no Brasil desde 2010. 

Para fazer produtos em impressão HD é utilizada uma impressora específica para aplicação de tintas especiais para revestimentos cerâmicos. É um equipamento moderno de alta precisão e definição que imprime por meio de micro jatos de tinta especiais qualquer tipo de desenho sobre superfícies cerâmicas lisas ou estruturadas. Muitas empresas utilizam esta tecnologia para produzir seus produtos.

Algumas empresas utilizam o porcelanato digital polido. O design é inspirado nos mais nobres mármores encontrados na natureza. A tecnologia emprega um processo exclusivo de polimento e acabamento, que confere alto brilho às peças e maior resistência à manchas e riscos. A impressão digital possibilita reproduzir minuciosos detalhes estéticos, que revelam e acentuam o que há de mais belo nos mármores naturais.

Uma inovação utilizada para a elaboração dos produtos com madeiras e rochas naturais não é muito convencional e pode ser considerada uma novidade fora dos padrões. Uma das empresas pesquisadas a seguir produziu uma das linhas a partir de uma peroba encontrada após uma reforma no jardim da própria empresa, que esteve em contato com as ações da natureza durante muitos anos.

Outra empresa vende seus revestimentos cerâmicos com textura inspirada em tijolos. Para a fabricação deste produto, a tecnologia é o processo de esmaltar com textura acetinada, queimado em alta temperatura. É indicado para fachadas de edifícios e grandes construções, devido ao índice de absorção e facilidade de aplicação, pois as peças são coladas entre si com ponto de cola PVC. 

Porcelanatos, inspirados em madeiras centenárias, são idealizadas para aliar beleza e funcionalidade. A novidade tecnológica destes produtos é um grande avanço: antiderrapantes para área externa e acetinada para espaços internos, proporcionando unidade visual aos ambientes. Buscando espaços ainda mais importantes na decoração de residências e escritórios, a beleza das imitações chama atenção. 

Decoração sustentável

As texturas das pedras naturais são bastante apreciadas na composição dos ambientes externos. Graças à tecnologia da impressão digital, a Biancogres tornou mais prático e acessível o acesso à estética, com seus Porcelanatos Digitais da Coleção Stones. O material é leve, resistente, de fácil manuseio e não requer nenhuma técnica especial para o assentamento e manutenção. As placas podem ser assentadas em qualquer ambiente interno ou externo, inclusive áreas molhadas e as de altíssimo tráfego.

No porcelanato Multi Pietra, o charme fica por conta do desenho geométrico, formado por diferentes referências de pedras e texturas reproduzidas no porcelanato.

Já o porcelanato Piasentina Grigio, são vistos vários efeitos gráficos e a profusão em tons de cinza são aleatoriamente e harmoniosamente misturados, para criar superfícies de aspecto natural. 

A coleção WE. WOOD tem aparência de madeira e é um material coringa nos projetos de design de interiores. Ela aquece e confere sensação de aconchego, conforto e bem-estar aos ambientes. Com o advento da tecnologia da impressão digital em porcelanatos, é possível lançar mão de diversas espécies no décor, das rústicas às mais modernas. A solução é ecologicamente correta e confere praticidade, desde o assentamento, manutenção e durabilidade do material.

No porcelanato Carvalho Sense, o design remete ao carvalho, uma das madeiras mais apreciadas no décor, com uma interpretação mais contemporânea em seu design. A peça combina harmoniosamente um mix de veios e tonalidades quentes, perfeito para a paginação de ambientes residenciais ou comerciais. 

Uma combinação harmoniosa de tonalidades e desenhos compõe o porcelanato da Deck Mix Wood. Seu design remete aos decks, atualmente muito utilizados na paginação dos ambientes. O produto é ideal para áreas externas, contribuindo para a criação de ambientes com o frescor e sensação de aconchego, proporcionados pela madeira.

Decoração para durar

A Linha Ecobrick, da Castelatto, possui revestimento de concreto arquitetônico para áreas internas e externas, que remete aos tijolos de parede. Já a Linha Toscana Grezzo imita pisco em concreto arquitetônico com textura leve e antiderrapante. Nas cores: cappuccino, grigio, mercure, tabacco, pórfido, chumbo, cinza, canela, macchiatto e fendi

A Linha Madeyra é um concreto arquitetônico, revestimento para pisos e paredes. Reproduz com perfeição os veios das madeiras rústicas e envelhecidas. As peças estão disponíveis para piso, parede, rodapé, deck e grelha, nas cores Canela, Mogno e Tabacco.

Preocupada com a sustentabilidade, a empresa pertence ao Green Building Council, organização não governamental que visa fomentar construções sustentáveis ao redor do mundo. Com isso, contribuímos para a preservação do meio ambiente e pontuação LEED. Os produtos utilizados em todo o processo produtivo são criteriosamente pesquisados, sendo selecionados apenas os biodegradáveis.

A linha Madeyra substitui o visual da madeira natural com perfeição, recriando a beleza da natureza e evitando que se extraia matéria prima vital do meio ambiente. Apresenta baixa retenção de temperatura, o que reduz o efeito conhecido como ilha de calor, suavizando a sensação térmica e proporcionando conforto ao tato.

Decoração cerâmica

As cerâmicas da linha Talca, da Atlas, têm revestimento cerâmico com textura inspirada em tijolo. Revestimento Cerâmico, esmaltado com textura acetinada, queimado em alta temperatura. Ideal para fachadas de edifícios e grandes construções, devido ao baixo índice de absorção e facilidade de aplicação, pois as peças são coladas entre si com ponto de cola PVC, denominado “Drop System”.

A linha Temuco tem textura inspirada em pedras. O revestimento cerâmico, esmaltado com textura acetinada, queimado em alta temperatura. Ideal para fachadas de edifícios e grandes construções, devido ao baixo índice de absorção e facilidade de aplicação.

Decoração até para parede

Os destaques da Cristofoletti são as linhas HD3209 Pedra São Tomé e HD3222. O revestimento HD3209 pode ser utilizado em salas, salas de visita e em parede inteira ou como forma decorativa. Ele proporciona aos ambientes em que estão inseridos elegância, beleza além de um fino acabamento. O revestimento possui nove faces e pode ser assentando de forma aleatória apenas horizontalmente ou em amarração. Indicação de uso ideal para revestimentos de parede para ambientes internos da casa.

O revestimento HD3222 pode ser utilizado em banheiros, salas de visita e em parede inteira ou como forma decorativa. Ele proporciona aos ambientes em que estão inseridos elegância, beleza além de um fino acabamento. O revestimento possui quatro faces, o assentamento dever ser de forma padrão ou aleatória horizontalmente. Indicação de uso ideal para revestimentos de parede para ambientes internos da casa.

Decoração em alta definição

Na coleção Matéria, da Eliane, as cores fortes e urbanas refletem a imponência e elegância bruta das pedras. Superfícies com detalhes impecáveis se unem a tons neutros e atemporais para reproduzir na decoração o que a natureza tem de melhor. Força e resistência são atributos que não deixarão o ambiente passar despercebido. A coleção Matéria é composta pelas linhas: Jardins, Lithos, Maresias e Suprema.

Coleção Valles: O calor do campo invade os revestimentos em superfícies cheias de memória e raiz. Formada por ripas de madeira com aspecto surpreendentemente natural, a Coleção Valles leva o aconchego e conforto da vida simples para a decoração urbana. A coleção Valles é composta pelas linhas: Alba, Blanc, Petra, Reserva e Sobreiro. Produzindo revestimentos cerâmicos.

A Suprema é um porcelanato esmaltado, com impressão HD com efeito de pedra. O Sobreiro é um porcelanato esmaltado, com impressão HD com efeito de madeira. O Sobreiro possui a textura dos veios da madeira com brilho sutil. Rústico no visual e suave no toque.

Decoração prática

A impressão digital permite uma decoração que agrega aos produtos alta definição, realismo aos desenhos, efeitos em 3D, além de decoração precisa nos baixos relevos das peças. Na aplicação de cerâmica em fachadas é de fundamental importância que se observe a absorção de água inferior a 10% e a expansão por umidade do material (menor que 0,60mm/m) que está sendo adquirido.

Na Linha Pastilha, da empresa Elizabeth, o efeito das pastilhas proporciona uma beleza sem igual aos mais diversos tipos de obras e ambientes. Além do aspecto estético, sua utilização permite resistência a abrasão e à ação do meio ambiente, além de ser de fácil manutenção.

A Linha Madeira destaca a palavra versátil, pois é assim que a empresa define a linha, com produtos indicados para todos os tipos de ambientes, sejam áreas internas ou externas, pisos ou paredes.

Na Linha Marmorizado, a beleza clássica dos mármores é a grande inspiração da linha, marcada por veios acentuados e irregulares, replicando veracidade e beleza do mármore.

Já a Linha Pedra ressalta a textura, a resistência e a beleza natural das pedras fazem uma composição singular na linha, levando os relevos e a forte variação de cores das pedras naturais aos mais diversos ambientes.

Decoração com inspiração

O Porcelanato Retificado “Di Legno Campari” da marca Embramaco é a grande novidade da estação. No formato 20×120, o produto que emprega a tecnologia HD reproduz com fidelidade as cores, texturas e relevos da madeira e fica perfeito em áreas internas ou externas e até mesmo como detalhes em painéis ou balcões.

A facilidade de manutenção que o porcelanato oferece, além de ser uma solução ecológica, uma vez substitui a extração da madeira da natureza, é um dos diferenciais destacados pela empresa. Empresa que trabalha há muitos anos na produção de pisos e revestimentos, conta atualmente com eficientes recursos na fabricação de seus produtos. Com capacidade para produzir milhões de metros quadrados por mês, usa e abusa do design e da tecnologia para levar o que há de melhor para seus consumidores.

Investe na produção de pisos e revestimentos cerâmicos resistentes à mancha d’água, oferecendo ao mercado um mix completo com mais de 300 modelos em diferentes formatos, através das marcas: Acro, Cepar, Esther, Duramax e Smaltcolor.

Decoração natural

A Incefra desenvolveu uma coleção indicada para ambientes diferenciados, com um acabamento que busca proporcionar um aspecto mais natural. O formato complementa a Linha Incefra High Definition, que também atende todos os ambientes, incluindo os residenciais, as salas de escritórios e comerciais.

Em destaque estão as novas texturas, como o tijolo com interferência do tecido (HD­50870), o cimento misturado com o floral (HD­50940) e a pedra com reprodução de folhas secas (HD­50950). Ao oferecerem acabamentos acetinados e granilhados, eles aliam sofisticação e versatilidade aos ambientes em que são aplicados.

O HD­50870 é um revestimento cerâmico descontraído que simula tijolos aparentes. Com detalhes que parecem letras em tecido, este revestimento reúne o aspecto rústico dos tijolos aparentes, com o ar descolado de intervenções artísticas, sendo ideal para ambientes jovens, que não abrem mão da preocupação com o meio ambiente e a tradição de nossas raízes, mas também buscam as vantagens do revestimento cerâmico, ainda mais com o belo acabamento acetinado aplicado pela Incefra. Este tipo de aplicação fez muito sucesso na feira de revestimentos CERSAIE (Bologna, Itália) no ano passado por representarem um desejo de autenticidade e personalidade.

Seus ambientes internos estão prestes a ficar mais requintados. O revestimento HD­50940 vai cair no gosto de um público moderno e descolado, pessoas com personalidade que sabem o que é tendência na arquitetura através do resgate do visual dos ambientes fabris e funcionais de anos atrás, mas com a humanização oferecida por estampas, simulações de tecidos e plantas ­ o relevo que proporciona personalização à modernidade cinza das cidades. Com aparência de cimento queimado, variações de tecido, estampas diversas e acabamento acetinado, este produto é uma declaração, combinação de modernidade e natureza, que traduz de forma bem-humorada as contradições da vida moderna.

A natureza também dá as caras no revestimento HD­50950. Sai o cinza industrial, entra a areia e as simulações de pedras. Mas a resistência à modernidade desumanizada se mantém em intervenções no processo produtivo, com folhas secas e veios de sedimentos, como se fossem petrificações de um passado distante que refletem no público consciente e saudosista um desejo de estar mais próximo da natureza, ainda que dentro de ambientes requintados e elegantes, revestidos de peças cerâmicas de fácil manutenção e que mantem o ambiente em temperaturas agradáveis. Estas reproduções de pedras naturais com relevo conservam o aspecto natural auxiliadas pelas imagens impressas e ao acabamento com granilha ­ e as vantagens de pisos antiderrapantes.

Decoração esmaltada

A série Woodcut, da Incepa Revestimentos, é um porcelanato esmaltado. Simula patchwork de madeira; amplo formato (80x80cm); retificado (junta mínima de 1mm); para todos os ambientes internos, residenciais e comerciais de tráfego médio.

A tonalidade marrom desta série reproduz um patchwork de madeira, como as peças marchetadas. Relevos tridimensionais combinados com a impressão digital de alta definição criam padronagem impactante, de atmosfera intimista, que mescla texturas e cores de diferentes tipos de madeira em total harmonia. Recomenda-se aplicação com junta de 1mm, proporcionando o efeito estético de um painel contínuo. Indicado para painéis decorativos, mobiliários como balcões ou nichos e paredes em espaços internos.

A série Parquet Plus é um porcelanato esmaltado. Evoca os tradicionais tacos de madeira; formato econômico (61X61cm); não retificado (junta mínima de 3mm); para ambientes residenciais e comerciais de tráfego médio.

Resgate dos tradicionais tacos de madeira para evocar elementos naturais na decoração. A tecnologia de impressão digital de alta definição recria com perfeição as diferentes tonalidades e veios da madeira, enquanto a tecnologia ABS habilita a série para deques, varandas e terraços. Assim, as versões cedro e peroba podem integrar áreas internas e externas, mantendo a unidade visual dos espaços. Pode ser aplicado em paredes, como detalhes ou painéis.  Com 61×61, recomenda-se a aplicação com junta de 3mm, uma das menores do mercado para produtos não retificados.

A série Limber Stone tem textura da pedra natural; formato econômico (61X61cm); não retificado (junta mínima de 3mm); para todos os ambientes residenciais e comerciais de tráfego intenso. Formato econômico (61X61cm) e alto desempenho para todos os usos, é apresentado nas versões bege (áreas internas) e bege grip plus (áreas externas).  Reproduz a textura da pedra natural, em cor neutra e veios suaves, com pouca variação de tonalidade entre as peças. Indicados áreas internas comerciais ou residenciais de tráfego intenso, além de calçadas, terraços e varandas.

A série Marmo Stand reproduz o visual do mármore com veios uniformes; formato econômico (61X61cm); não retificado (junta mínima de 3mm); para todos os ambientes internos, residenciais e comerciais de tráfego médio.

Na versão areia, a série exibe uma textura uniforme para a pedra natural, com tonalidade suave e pouca variação de desenho entre as peças. São ideais para áreas internas comerciais ou residenciais de tráfego médio. Em placas de 61X61cm, a junta de assentamento recomendada é de 3mm, uma das menores juntas do mercado para produtos não retificados.

Decoração caseira

A Linha Legno Giardini, da Lanzi, foi reproduzida a partir de uma peroba encontrada após uma reforma no jardim da Lanzi que esteve em contato com as ações da natureza durante muitos anos. A Legno Giardino é rica e diversa, ampliando as opções de madeiras em porcelanato do portfólio da empresa. Está disponível no formato 25x103cm, nas cores Pátina e Mix indicado para áreas externas e pavimentos. Possui sistema Stabilità, que dá mais aderência ao revestimento.

Já a Linha Minerale Decor chega para complementar a Linha Minerale, que representa a união do pedrisco com a textura do cimento em um produto único e diferenciado.  Com maior resistência ao deslizamento, é uma ótima opção para áreas externas e está disponível no formato 50x50cm, retificado e nas cores areia, silver, noce e grafite.

Decoração tradicional

O Piso Parquet Plus, é um lançamento da cerâmica Moliza, ele faz parte da Linha Madeira e seu design é rustico e imitando a madeira, dando um tom rustico no ambiente e ao mesmo tempo moderno. Sua fabricação é no processo cerâmico. É vendido em todo território nacional. Tem como diferenciais o design moderno, deixando o ambiente moderno e parecido com a própria madeira, e ótimo custo benefício.

Decoração centenária

A coleção Arbo HD, da empresa Portinari, foi inspirada em madeiras centenárias, essa coleção foi idealizada para aliar beleza e funcionalidade. Lançada no formato 20x120cm e nas versões: antiderrapante para área externa e acetinada para espaços internos – proporcionando unidade visual aos ambientes.

Quando a ideia é proporcionar conforto e aconchego com muito estilo, nada substitui o visual da madeira, por isso, essa coleção apresenta três diferentes grupos de porcelanatos inspirados em madeiras centenárias, além de uma peça decorada para dar personalidade aos espaços. Nesta coleção os produtos: Carvalho Cross, Carvalho e Peroba apresentam relevos diferenciados em sua superfície, reproduzindo cortes feitos por diferentes tipos de serras e expondo as ranhuras da madeira. Rústicos e ricos em referência natural os porcelanatos desta coleção são verdadeiros coringas da decoração trazendo vida e aconchego aos ambientes.

A linha Freedom HD tem volumes e texturas. A iluminação projetada na superfície com relevos permite a criação de um fascinante jogo de luz e sombra, que tornam o ambiente mais interessante e diferenciado. Perfeita para realçar fachadas e paredes internas, a coleção Freedom HD foi pensada para usar com outros porcelanatos existentes no portfólio da Cerâmica Portinari. As peças foram idealizadas para que o desenho da superfície não tenha continuidade e possa ser aplicado em qualquer direção, assim, um ambiente nunca será igual ao outro.

Na linha Pétrea HD, ocorre a união do rústico e do moderno, inspirada nos granilites. Transmite força e resistência. O resultado homogêneo e o design que os minerais formam na superfície foram o grande atrativo do material bastante utilizado entre os anos 20 e 40. Agora, o granilite volta à arquitetura reproduzido em peças de porcelanato. Os tons de cinza, característicos deste material, são traduzidos no porcelanato e conferem o aspecto urbano da coleção, disponível nas versões acetinado e hard (antiderrapante), para que ambientes internos e externos possam ter o mesmo visual, tornando o espaço sofisticado e intenso.

Decoração com tecnologia

Para o desenvolvimento desses porcelanatos que imitam madeira e rochas naturais, a Portobello usa a tecnologia de impressão digital combinada com outras técnicas de design como pigmentos e esmaltes em aplicações não digitais.

Na Linha B.I.S da Portobello, o design e criatividade inspirados na natureza.

Várias pedras em uma mesma pedra. Esse é o conceito da linha B.I.S (Best Industrial Stone) da Portobello, que surpreende por utilizar diferentes pedras naturais para criar um material industrial único, com relevos de slate, veios de mármore e camadas de granito.

Com cortes que reforçam o design de sobreposição, a linha é indicada tanto para ambientes externos como internos e surpreende pelos grandes formatos, 60×60 e 90×90, nova tendência no mundo da decoração. Para rodapés, as peças podem ser encontradas nos tamanhos: 15×60 e 20×90. A linha ainda é composta por acabamentos de bordas e cantos.

A Linha Les Roches da Portobello imita pedras preciosas reproduzidas em porcelanato. Uma curadoria de rochas de diferentes partes do mundo inspirou a coleção Les Roches, onde cada pedra fez surgir um caminho de criação e um material único. Uma das pedras preciosas reproduzidas pela linha é o Ônix, pedra de rara beleza, de origem calcárea, típica do território italiano e com tons brunos e dourados, que ganhou acabamento polido e natural. A Opale, também representada pela linha, é um mineral com grande quantidade de água na composição, que resulta em um efeito de translucidez e profundidade que provoca a difração da luz em diversas cores. 

A linha Les Roches ainda reproduz as pedras Ágata e Azul Boquira e está disponível nos tamanhos 60×120 cm e 60×180 cm, os chamados grandes formatos, uma tendência do mercado.

Já a Linha Reserva e Ecowood 2.0 apresenta madeiras organizadas em grupos cromáticos de origens semelhantes. São três mixes de madeiras: Jardim Botânico, de cores mais intensas, como as madeiras da Mata Atlântica; Central Park, de tons quentes que gradualmente se afastam até chegar ao marfim; e Ardennes Forest, inspirada em uma reserva florestal de mesmo nome, que vai da Bélgica a Luxemburgo, e expressa o gosto europeu por madeiras acinzentadas. Além da diversidade de origens, outro destaque dessa linha fica por conta de seu formato longilíneo (11×1,20 e 11×1,80) e inovador, que expressa arrojo e elegância. Essa linha também traz uma releitura do Chevron, uma maneira de aplicação francesa de parquets na diagonal.

Ecowood 2.0 é uma das linhas de maior sucesso da empresa desde seu lançamento, em 2006, com a chamada dupla prensada, que serviu de molde para os relevos e de inspiração para o desenho. Este ano, novas tecnologias foram desenvolvidas para trazer um design ainda mais elaborado, com a reprodução de madeira de demolição vinda de Minas Gerais, com formatos, superfície e design que superam a versão anterior, mas conserva suas raízes.

Decoração interna e externa

A série Deck Madero, da Roca Cerâmica é inspirado nos deques de áreas externas; amplo formato (80x80cm); retificado (junta mínima de 1mm); para ambientes residenciais e comerciais de tráfego intenso.

A série oferece uma nova opção para deques de áreas externas. No formato 80X80cm, o desenho das réguas simula os clássicos deques de madeira. ABS, é perfeito para piscinas, escadas externas, rampas com no máximo 10% de inclinação. A dimensão precisa das peças permite a aplicação com junta mínima de 1mm, mesmo em áreas internas.

A série Moltem, da Roca Cerâmica, tem a textura do cimento em tons neutros; amplo formato (80x80cm); retificado (junta mínima de 1mm); para ambientes interno residenciais e comerciais de tráfego médio. 

As diversas tonalidades do cimento estão presentes nessa séria produzida em duas versões, bege e cinza. A técnica da impressão digital em alta definição permite reproduzir nas placas de 80x80cm todas as nuances da textura original do cimento, o que confere naturalidade ao produto e reforça seu visual de apelo urbano.

A série Satine remete à madeira natural em sua plenitude; amplo formato (24,5x100cm); retificado (junta mínima de 1mm); para ambientes internos residenciais e comerciais de tráfego médio.

A reprodução da textura da madeira maciça segue a tendência pela busca da naturalidade dos elementos. Transitando entre o rústico e o natural, esse porcellanato com 24,5x100cm, é produzido com massa clara, o que permite recriar com perfeição as tonalidades e veios da madeira por tecnologia de impressão digital de alta definição. Traz na mesma embalagem múltiplos padrões de desenhos e grande variação de tonalidade, reforçando a estética natural do produto.

Decoração rústica

A coleção Naturale, da Villagres, imita as imperfeições e as sutilezas encontradas em tábuas de madeiras rústicas representam o novo conceito de beleza e diversidade.

A linha Studio, interpreta em porcelanato com impressão digital, madeiras antigas envernizadas, lixadas, enceradas, que ganham novas cores e texturas, reveladas com o passar do tempo, proporcionando aos ambientes uma atmosfera de aconchego, com traços rústicos e ousados.

Indicação para uso: banheiros residenciais, salas, quartos e cozinhas residenciais, áreas comerciais, piscinas, fachadas. O produto é gratinado, indicado para áreas externas.

A produção atual da empresa é diferente do início da empresa, em 1930. Na época, a produção era praticamente manual e as atividades industriais eram desenvolvidas com pouco embasamento técnico. A fabricação era um processo rudimentar, com a argila extraída, amassada em bastões, prensada, seca e queimada em fornos de alvenaria, um ciclo de aproximadamente 30 dias.

Em busca de um constante aperfeiçoamento e novidades, a Villagres começa o século XXI investindo em novas opções, como o uso de massa clara atomizada e as modernas impressões HD, que prometem ainda mais qualidade e design no produto oferecido.

By |18/09/2015|Comentários desativados em Madeiras e rochas que parecem de verdade
Translate »