11° Encontro Sul-Riograndense de Prevenção, Segurança e Saúde do Trabalho (PREVESST) apresenta também painéis sobre desafios do segmento, perícias e novas tecnologias
Desenvolver programas de prevenção a acidentes no ambiente de trabalho é o objetivo do 11° Encontro Sul-Riograndense de Prevenção, Segurança e Saúde do Trabalho (PREVESST) que ocorre na quinta e sexta-feira (04 e 05/08), durante a 19ª Construsul – Feira Internacional da Construção, no Centro de Eventos da Fenac, em Novo Hamburgo. Nesta edição, o tema principal é o e-Social, uma importante ferramenta de visibilidade para o governo e que promove uma interligação de todas as questões que envolvem os projetos da construção civil.
– Os dados ficam abertos, permitindo ao governo fiscalizar e apurar responsabilidades de um jeito mais efetivo. O empresário que não tomar medidas responderá e terá sanções que poderão ser civis ou penais em decorrência de omissões que tenha praticado causando acidentes ou doenças do trabalho – explicou o vice-presidente da Associação Sul Riograndense de Engenharia de Segurança do Trabalho (ARES), Nelson Burille.
Voltado a profissionais da área de Segurança e Saúde do Trabalho, Recursos Humanos, Departamento Pessoal, contadores, gestores e empresários, o Encontro trata também sobre ações que podem ser tomadas durante o desenvolvimento dos projetos.
– Quando se fala em construções onde requer mão de obra, acaba-se sempre estando sujeito a acidentes quando não são tomadas medidas adequadas e preventivas, que é o que nós fazemos, como engenheiros de segurança do trabalho. Queremos sempre que os trabalhadores retornem para suas casas exatamente como iniciaram seu trabalho – completa Burille.
Durante os dois dias, os painéis abordam ainda temas como os desafios para a área de Segurança e Saúde do Trabalho; perícias de engenharia; e, novas tecnologias.
Redes Sociais