Fabricantes de tintas buscam aliar a sustentabilidade à produção e utilização do material

Fabricantes de tintas buscam aliar a sustentabilidade à produção e utilização do material

Nos últimos anos, um dos grandes focos de pesquisa e inovação tecnológica no segmento de tintas tem sido a busca por soluções mais sustentáveis. Os estudos abordam questões sobre matérias-primas, formulação, processo de produção, logística, aplicação das tintas, disposição de resíduos e outros. Com essa preocupação, hoje 85% das tintas imobiliárias são à base de água – o que diminui muito o uso de solventes orgânicos no produto, trazendo ganhos ambientais. Essas novidades estarão presentes na 17° Feira Internacional da Construção (Construsul), que acontece de 6 a 9 de agosto, na Fenac, em Novo Hamburgo.

Diversas iniciativas vêm sendo desenvolvidas pela indústria de tintas e seus fornecedores para promover o atendimento às demandas de sustentabilidade. A busca de novidades na área é um dos compromissos do setor, guiado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati). Entre essas ações, um destaque é a implantação no Brasil do Programa Coatings Care, de atuação responsável em tintas, que oferece aos fabricantes de tintas um conjunto de procedimentos e soluções integradas para administrar os aspectos de suas atividades relacionadas com o meio ambiente, a segurança e a saúde ocupacional.

– Todos os fabricantes de tintas associados à Abrafati devem, obrigatoriamente, aderir a esse programa, que traz significativos ganhos como melhorias em processos, a sistematização de técnicas e avanços que facilitam a obediência às exigências da legislação e de normas ambientais, além da redução de custos, especialmente de energia e na menor geração de resíduos – ressalta a gerente técnica e de assuntos ambientais da Abrafati, Gisele Bonfim.

A Tintas Killing é uma das participantes do projeto. A empresa tem uma linha completa de produtos Base Água, que apresenta a vantagem de possuir baixa emissão de VOCs (compostos orgânicos voláteis). Um dos focos da fabricantes de tintas é a eliminação das matérias primas nocivas ao meio ambiente. Para atingir este objetivo, a empresa busca cada vez mais entregar produtos ecologicamente adequados ao consumidor, que hoje pode realizar a pintura de qualquer tipo de substrato com produtos Base Água.

Além de trabalhar para que as empresas melhorem o processo de produção, a Abrafati também instrui o consumidor a fazer uma compra consciente, evitando sobras e desperdícios. Uma das principais ações na área é a cartilha ilustrada “Pintando de todas as cores, sem prejudicar o verde”, distribuída a um público amplo e disponibilizada no site da Associação. Essa publicação tem como objetivo mostrar ao usuário como calcular corretamente a quantidade necessária de tinta e estimular o reaproveitamento do que não for utilizado. Algumas opções são a pintura de outros locais e doação a outras pessoas ou instituições. A cartilha também contém instruções sobre a descarte correto das embalagens após o uso.

A Brasilux também trabalha na conscientização dos consumidores, incentivando o reaproveitamento e a reciclagem das embalagens. A empresa divulga informações sobre como lavar as latas adequadamente após o uso. Além disso, monta tutoriais que ensinam a utilizar o material de diversas outras formas, como vasos, porta objetos e até luminárias.

By |07/04/2014|Comentários desativados em Fabricantes de tintas buscam aliar a sustentabilidade à produção e utilização do material
Translate »