Desempenho positivo reforça otimismo no setor

Desempenho positivo reforça otimismo no setor

Os resultados positivos dos últimos indicadores econômicos do setor da construção evidenciam que os empresários continuam projetando melhor desempenho de suas atividades, ampliando as expectativas de um ambiente favorável.

Os dados do PIB do 2º trimestre de 2021 divulgados no dia 1º de setembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstraram que o PIB da Construção Civil cresceu 2,7% em relação ao 1º tri deste ano sendo um dos setores com maior alta. A expectativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) para o PIB do setor em 2021 chega aos 4%, o que seria seu maior crescimento desde 2013. 

  A  Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou no último dia 02 de setembro o resultado da nova edição da pesquisa que mede o desempenho e perspectivas do setor. Segundo o termômetro Abramat, para 57% das empresas do setor, o mês de setembro apresentará resultado bom e 26% acreditam que será muito bom. Sobre os resultados consolidados no mês de julho, 43% indicou o período como muito bom, 39% bom e 17% regular.

Foto: divulgação Ultrasol

Foto: divulgação Ultrasol

Os indicadores econômicos apresentados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) na Sondagem da Indústria da Construção no final de agosto demonstraram avanços. O Índice de Confiança do Empresário Industrial da Indústria da Construção (ICEI-Construção) aumentou 1,9 ponto em relação a julho, atingindo 59,7 pontos, o maior patamar de 2021, indicando confiança no setor. O emprego industrial cresceu 0,5 % em julho e completou 12 meses de altas consecutivas, também conforme dados da CNI.

Com a configuração de um cenário otimista, a 23ª Feira Construsul será realizada de 02 a 05 de agosto de 2022, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, RS e conta com expositores de diversos segmentos. A movimentação evidencia algumas empresas confirmadas que já destacam resultados positivos, ações desenvolvidas e alguns produtos dos seus portfólios. 

Foto: divulgação Blumenau Iluminação

Foto: divulgação Blumenau Iluminação

A Blumenau Iluminação cresceu 51% no primeiro semestre de 2021, comparado ao mesmo período do ano passado, e planeja dobrar de tamanho até 2023. No segundo semestre, a companhia fará investimentos de R$ 2,5 milhões na compra de equipamentos, que serão entregues em fevereiro de 2022 e serão utilizados na produção nacional. A estes investimentos somam-se outros R$ 6 milhões em obras de ampliação e em um novo showroom, que deve ser inaugurado anexo à sede da empresa.

Foto: divulgação IFC/ COBRECOM

oto: Divulgação IFC/ COBRECOM

A IFC/Cobrecom realizou a venda de mais de 60 Km de seu cabo fotovoltaico a recém-inaugurada Usina Fotovoltaica Jchagas no Mato Grosso do Sul. “Ter o cabo Solarcom em uma obra como a Usina Fotovoltaica Jchagas consolida a Cobrecom como uma das principais fabricantes de fios e cabos elétricos do país e mostra que os seus condutores elétricos garantem tanto a segurança da instalação elétrica de uma residência, como também de grandes construções”, ressalta o supervisor de marketing da IFC/Cobrecom, Rodrigo Tanji.

Foto: divulgação Maxxy- Soluções LED

Foto: divulgação Maxxy- Soluções LED

Os refletores solares do expositor Maxxy- Soluções em LED são alimentados por energia solar e são acompanhados de controle remoto, cabo extensor, parafusos e haste de fixação. As placas solares carregam o refletor inclusive em dias nublados.  A Ultrasol, também expositora da Feira Construsul, é consolidada no ramo de aquecimento solar e possui em seu portfólio, produtos para aquecimento de água e aquecimento de piscinas. 

Foto: divulgação Brastelha

Foto: divulgação Brastelha

No quesito desenvolvimento de produto, a Brastelha apresenta as telhas metálicas coloniais produzidas com aço galvalume natural, pré ou pós pintado na espessura de 0,50 mm. Os produtos possuem núcleo isolante em EPS (poliestireno expandido) que proporciona conforto térmico e acústico. A Brastelha trabalha atualmente com dois modelos. A ON24 da Brastelha é uma telha em formato colonial, com linhas suaves e com um movimento que parece as ondas do mar, dando um acabamento requintado e aconchegante à sua cobertura. Como a tradicional telha de barro estilo português, a ON46 traz a segurança do aço alinhado à arquitetura Europeia, dando um charme especial a sua construção. 

Foto: divulgação Telas Insul

Foto: divulgação Telas Insul

A Insul Arames e Telas acaba de iniciar uma nova linha de produção de painéis de Gradil para cercamento. Com dez anos de mercado, a Insul fabrica uma linha completa de soluções em alambrados, telas e cercas para área Urbana e Rural. Com o lançamento do Gradil com pintura eletrostática, ela se torna a primeira indústria a fabricar esse tipo de grade no Estado do Rio Grande do Sul, oferecendo uma solução prática e econômica para fechamentos de casas, empresas, parques, e condomínios. 

Foto: divulgação Infibra

Foto: divulgação Infibra

Já as placas cimentícias NTF Infibra são ideais para uso em paredes internas, externas e fachadas, em função de sua grande resistência aos esforços mecânicos e à ação da umidade. Devido ao seu processo de fabricação, é fabricada de 6 mm até 30 mm de espessura. Além disso, as placas apresentam características superiores de estabilidade dimensional, densidade, absorção e durabilidade. Elas garantem também um bom isolamento térmico e acústico. No acabamento as placas são submetidas a um processo de hidrofugação em todas as superfícies para evitar a absorção superficial de água, mas mantendo a permeabilidade a vapores.

Foto: divulgação Frontec

Foto: divulgação Frontec

Um dos acessórios desenvolvidos pela Frontec é o chumbador de nylon, desenvolvido para servir de suporte para amarrações em construção, alvenaria, concreto, madeira e outros materiais. O produto está disponível em dois modelos: uma para broca de 8 mm e outra para broca de 3/8”. Com uma tensão de ruptura de aproximadamente 68 kgf, entregam uma fixação extremamente segura e permanente, mantendo o ponto de fixação. Os chumbadores podem ser utilizado para aplicações em áreas internas e externas já que tem proteção UV. 

Foto: divulgação Pinceis Compel

Foto: divulgação Pinceis Compel

A Pincel Compel, atuante no segmento de rolos e acessórios para pintura possui mais de 300 itens em seu portfólio. Ao longo dos anos, a empresa está se aprimorando e buscando soluções tecnológicas, a fim, de suprir as necessidades do mercado. 

Foto: divulgação Renus

Foto: divulgação Renus

Nova expositora da Construsul, a Renus Soluções em Metais e Plásticos foi fundada em 1968 e está sediada na cidade de Novo Hamburgo, RS. Com estratégia e assertividade, em 2018 seu Parque Industrial foi remodelado a fim de otimizar processos internos, garantindo eficiência na execução das tarefas diárias e clareza nas informações. A empresa possui três areas produtivas: Zamac que produz peças por meio da liga composta por zinco, alumínio, magnésio e cobre; Plástico com soluções em acabamentos em uma grande variedade de polímeros especiais (ABS, Nylon, Policarbonato, Polipropileno, Poliestireno, Poliacetal, PVC), e Estamparia produz commodities de aço e latão, proporcionando agilidade para grandes quantidades.

Desenvolvida para seguir rigorosamente todos os padrões e as normas do Tribunal de Contas da União (TCU), com uma detalhada assertividade e precisão nos cálculos, a Orçafascio é considerado por especialistas uma das melhores para concorrer a licitações públicas no Brasil. O software da Orçafascio conta com diversas funcionalidades, incluindo o Orçamento de Obras que possibilita a
criação ilimitada de orçamentos, composições e insumos; permite a elaboração dos orçamentos com o auxílio da inteligência artificial da Orçafascio (Mary), além de consultas ilimitadas à base Sinapi, cópia de orçamento e composição, entre outras.

By |13/09/2021|Comentários desativados em Desempenho positivo reforça otimismo no setor
Translate »
Open chat