Resultado positivo na Construsul 2018

Resultado positivo na Construsul 2018

Empresas do segmento da construção manifestaram satisfação com o resultado do evento e das possibilidades de negócios gerados a partir de um cenário que começa a se mostrar mais positivo para o setor

Ainda que a retomada da economia esteja ocorrendo de forma gradual, o sentimento ao final da 21ª Construsul – Feira Internacional da Construção foi de otimismo. O evento, realizado de 1o a 4 de agosto, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, recebeu aproximadamente 40 mil pessoas, atingindo a marca esperada pela organização. A maioria dos visitantes foi dos estados da Região Sul e São Paulo. Entre o público gaúcho, destacou-se a presença de visitantes de Porto Alegre, Região Metropolitana e grandes cidades como Caxias do Sul e Pelotas.

– As pessoas compareceram ao evento e o maior reflexo disso foi ver os estandes cheios e os expositores realizando negócios e prospectando novos clientes. Observamos que diante de um cenário de possível reaquecimento da economia as pessoas decidem investir. Ainda que não haja a compra de um imóvel, o setor também é beneficiado porque muitas pessoas resolvem reformar ou melhor a sua edificação. A feira propiciou esse ambiente e pouco a pouco é esperado o aquecimento natural da economia – explicou o diretor da Sul Eventos, empresa promotora do evento, Paulo Richter.

Considerada uma referência no segmento da construção civil, a Feira Construsul vem se reforçando a cada ano e a avaliação das empresas que estiveram presentes foi de bastante otimismo com os negócios.

– Estamos realizados, pois tivemos um retorno muito bom. O objetivo maior na Construsul e no RS é consolidar cada vez mais a marca, ser conhecida e ter a confiança do cliente. Assim podemos pensar em expandir nossos negócios – explicou o diretor comercial da Tinsul, Aguinaldo Basquera, que apresentou no estande, entre outras inovações a linha esmalte ECO, à base de água.

A realização do evento no Rio Grande do Sul também representa uma importante oportunidade para ingresso de produtos e serviços estrangeiros no mercado brasileiro.

– A Eurocel é uma empresa multinacional italiana, fabricantes de fitas adesivas. Tem fábrica na Itália, França, África do Sul, Croácia e Brasil. Hoje é a maior fabricante de fita crepe da Europa e estamos vindo com muita força para o Brasil. Então essa feira é muito importante para divulgação da marca, exposição e para mostrar nossos produtos, entre eles o destaque da fita crepe azul que é indicada para pintura imobiliária para uso interno e externo e possui grande resistência à água e às intemperies – explicou o gerente de vendas da Sicad Brasil, Sandro Garcia.

Para o gerente comercial da Angelgres, Rodrigo Rocha, o diferencial de estar presente na Construsul é a aproximação com os clientes, uma vez que há uma grande quantidade de parceiros na região. Entre as novidades a empresa destacou a linha amadeirada com mais de 10 tipos de tons, construídos 100% em High Definition (HD).

A empresa Silvana participa há alguns anos do evento, mas pela primeira vez esteve na Construsul como parte do grupo Assa Abloy. Segundo o gerente de unidade, Elthon Wanderley, o destaque foi a linha de fechaduras em aço inox que são muito usadas nas regiões litorâneas. Já a linha da Papaiz surpreendeu pela beleza e praticidade das fechaduras digitais.

– A fechadura eletrônica representa um ingresso muito forte no mundo digital disponível em dois acabamentos. Acreditamos muito que a linha será um grande sucesso e a presença na feira foi ótima – afirmou o diretor da empresa, Claudio Papaiz.

o presidente do grupo Assa Abloy, Eduardo Castro, reforça que havia uma intenção de investir no sul e sudeste e o retorno foi muito bom para os negócios.

A Incefra trouxe para Construsul mais de 20 modelos diferentes de porcelanato, tendo como destaque, de acordo com a responsável pelo marketing, Bianca Fragnani, os produtos polidos e com design inovadores. Já a Carmelo Fior, apresentou uma linha de revestimentos atualizada com as necessidades do mercado e encontrou na Construsul uma grande oportunidade de negócios.

Com o produto de abrasivo consolidado no mercado, a Berwanger aproveitou a Construsul para introduzir novos itens para os clientes. Segundo o responsável pelo setor de vendas, Fausto Berwanger, a ocasião serviu para apresentar a nova linha de produtos de serra-copo, disco diamantado e brocas.

Para o diretor comercial da AJ Rorato, Francisco Rorato, a Feira Construsul serviu para agregar novos clientes e o bom resultado já fez com que a empresa renovasse sua participação para o próximo ano.

Os condomínios residenciais são um dos segmentos mais importantes para a Elétrica Florida. Segundo o representante do departamento comercial, Paulo Oliveira, a ideia é facilitar a instalação de equipamentos de combate à incêndio, reciclagem de água potável, bombas submersas e paineis de comando inteligente para automação, entre outros.

O diretor-presidente da Fabribam, Ricardo Salvavágio, elogiou o retorno do evento a Porto Alegre.

– É sempre um prazer participar da Constusul. Estamos presentes 2009 e esse ano voltando pra Porto Alegre, acho que foi uma boa escolha. Tivemos um estande maior e em um local mais estratégico o que nos ajudou muito nos negócios – disse.

O gerente de marketing da Weiku, Michael Lochner, també ressaltou como ponto positivo o retorno para a Fiergs.

– Participamos há muitos anos da Construsul. O espaço transmite uma grandeza. O pavilhão é muito bonito e o movimento foi muito bom com visitantes interessados na linha que temos como diferencial que são as esquadrias grandes, com vidros e portas de 4 metros. A ideia é cada vez mais oferecer itens que agregam espaço e luz natural e nossa empresa é especialista nesse assunto – disse.

A edição de 2018 também foi significativa para o Sindividros RS que esteve presente pela primeira vez.

– Percebemos que o vidro não estava corretamente representado em comparações com outros materiais. Hoje contamos com mais de 160 empresas associadas. Tivemos muita procura do produto e das empresas. A construção civil arepresenta 70% do consumo do vidro no Brasil e isso é muito relevante – explicou o presidente do Sindicato, Rafael G.A. Ribeiro.

O analista de marketing da Solução Adesivos Selantes, Flávio Berçalini, destacou que a feira surpreendeu positivamente pela quantidade de contatos e clientes em número maior do que nos últimos anos.

Inovações que facilitam o dia-a-dia

Nem só de inovações complexas e caras vive o segmento da construção. Uma ideia simples, pode ajudar, e muito, varejistas e consumidores. A Cobrecom trouxe para o evento o produto com gravação metro a metro.

– Essa inovação permite que o consumidor tenha noção do que está recebendo com garantia de metragem. Para o lojista é também um meio de controlar o estoque. Os cabos quando em contato com o fogo não produz fumaça nem gases corrosivos, o que é importante do ponto de vista de segurança – explicou o gestor de marketing, Paulo Delgado.

Uma atração que chamou a atenção dos visitantes foi a iluminação submersa na água apresentada pela Gaya. Segundo o gerente-geral, Ilan Faizilber, as fitas de LED já possuem um índice de proteção que aguentam ficar expostas ao sol e chuva, mas a novidade é uma tecnologia que vai além podendo ser submersas em água sendo úteis tanto para uma iluminação decorativa como para uma iluminação funcional podendo ser usada em aquários, banheiras ou piscinas, por exemplo.

Desde a probição do uso do amianto, a instalação de telhas sofreu diversas mudanças exigindo adaptações no mercado.

– Lançamos um guia instale fácil que através de um aplicativo permite ao usuário acompanhar um passo a passo bem detalhado. O material ensina o prtofissional a instalar corretamente as telhas considerando o vão livre, sobreposição, tipo de material, madeiramento entre outos aspectos – explicou o responsável pelo marketing da Isdralit, Eduardo Rodrigues.

A Multinova, trabalha com mantas acústicas e térmicas e, de acordo com o diretor comercial, Ronado Bristot, a participação no evento cumpriu um papel importante na apresentação para o público de uma nova linha de acessórios que são complementares aos produtos da empresa, todos com certificações e laudos que asseguram a eficiência.

Em qualquer reforma ou construção a limpeza é um dos aspectos mais relevantes. Não há quem já não tenha passado por situações desagradáveis de um ambiente completamente sujo após o serviço. Para mudar esse quadro a IPC Brasil trabalha com linhas variadas de equipamentos de limpeza.

– Hoje somos líderes nacional na solução de limpeza em geral. Oferecemos produtos de aspiração de pó, lavagem de pisos, lavadoras com bico para operação em altura, entre outros, ou seja, uma gama bem variada de opções para resolver qualquer problema de limpeza – explica o diretor comercial, Guilherme Prado.

Para o diretor comercial da Ilumi, a presença na Feira Construsul é significativa nos resultados de negócios para empresa.

– Trouxemos a linha prática que foi lançamento recente e a linha slim, mas temos um mix completo sendo sinônimo de qualidade e diversificação – disse.

A procura por novos materiais construtivos é intensa, segundo o vendedor Renan Bohn, da Kaspary. A principal atração da empresa são as lajes protendidas que usam agregados analisados cuidadosamente. Possui uma relação água/cimento menor que 0,55 graças a moldagem com equipamentos que produzem um adensamento por vibração.

O Estande da Protefix teve grande movimentação com os profissionais conhecendo a novidade apresentada com exclusividade na Construsul. Através do parceiro Makita, a empresa mostrou um amarrador de vergalhão que economia tempo e custo na obra.

A praticidade e rapidez foram diferencais apresentados pela Wagner. A empresa expôs a tecnologia alemã de pintura de baixa névoa. O produto oferece mais produtividade uma vez que tem capacidade produtiva de 600 a 800m² por dia na aplicação de tintas para parede, látex e acrílicos em geral.

Segurança nas obras

A preocupação com a segurança é constante no segmento da construção civil. Não foram poucas as novidades, nesse setor, apresentadas pelos expositores. Segundo o diretor comercial da Minipa, Cyro Anderson, uma das apostas da empresa é um equipamento fabricado no Brasil que é permite um aterramento seguro e eficiente.

A Lukma Eletric, apresentou kits para engenharia de montagem de casas e disjuntores para linhas residencial e construtoras. Segundo o supervisor, Renato Junior, a participação na Construsul foi bastante positiva, permitindo uma aproximação com os clientes na apresentação de uma ampla linha de produtos que a empresa importa há doze anos.

Uma tendência no mercado é o uso de peças de cerâmica cada vez maiores. Segundo o diretor de vendas da Cortag, Neivaldo Rosseto, porcelanatos em grandes formatos estão muito em alta e por isso foram desenvolvidos cortadores que conseguem repartir peças de até três metros de comprimento com extrema facilidade, segurança e sem deixar sujeira.

A lubrificação é outro item que tem tido ganhos em praticidade e eficiência. A TBR apresentou na Construsul, o H7 engraxate, produto biodegradável feito à base de água que não tem ácido nem solvente na composição podendo ser usado em qualquer local que não vai machucar a superfície ou usuário.

Um mix completo de ferramentas foi exibido pela Vonder. Um dos diferenciais, foi a linha de geradores que ajudam na economia de combustível. Além disso, outra atração foram as lixadeiras de concreto que proporcionam segurança e rendimento.

Estruturas de Lazer

Os espaços de lazer são, cada vez, mais valorizados nos ambientes residenciais ou até mesmo empresariais. Uma das atrações foi apresentada pela Scheer Churrasqueiras, presente nas melhores churrascarias brasileiras e em mais de 65 países nos cinco continentes. Com expertise de mais de 40 anos no segmento, a indústria de Caxias do Sul–RS também criou inovações para o segmento residencial, com soluções exclusivas e patenteadas. A novidade da temporada é a Porteña Scheer, que foi lançada com a presença de dois craques do Grêmio, Douglas e Léo Moura, atraindo uma grande presença de público no estande.

Construsul 2019

A Construsul permanece no Centro de Eventos da Fiergs no próximo ano. A novidade, porém, está no período de realização, que será somente durante a semana. Desta forma, o evento terá início na terça-feira, 30 de julho, e encerrará na sexta-feira, 2 de agosto de 2019.

Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak

By |21/08/2018|Comentários desativados em Resultado positivo na Construsul 2018
Translate »