22ª Construsul começa com expectativa de retomada do setor de construção civil

22ª Construsul começa com expectativa de retomada do setor de construção civil

Feira Internacional da Construção iniciou nesta terça-feira (30), trazendo novidades e tecnologia para atender os diversos segmentos

Diversas autoridades e entidades representativas do setor acompanharam a solenidade de abertura da 22ªConstrusul – Feira Internacional da Construção, que iniciou nesta terça-feira (30), no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre/RS. Cerca de 40 mil profissionais do setor devem visitar a feira até sexta-feira (02), onde encontrarão mais de 300 empresas expositoras com novidades para diversos segmentos da construção. Durante o ato, o Secretário de Estado de Obras Públicas e Habitação, José Stédile, representando o Governador do Estado na ocasião, enfatizou a importância do setor para o Rio Grande do Sul. “A construção civil é um dos setores fundamentais do nosso estado, pois representa não somente o movimento da economia e a geração de empregos, mas também a construção de moradias decentes para a população”, destacou Stédile. Ele ainda explicou que o Estado está empenhado em buscar melhorias para o setor crescer. “Na próxima semana estaremos em Brasília para buscarmos novos caminhos para este setor, não só com recursos, mas também com a redução de tributação”, complementou.

Para a promotora da feira, a Sul Eventos Feiras Profissionais, o credenciamento de visitantes desta edição surpreendeu. “A feira começou com 30% a mais de credenciados em relação ao último ano, aumentando a nossa expectativa otimista para os quatro dias de evento”, pontua o diretor da promotora, Wilson Richter. Para ele, a Construsul está em sintonia com o mercado. “A Construsul é a principal feira do setor que abre o segundo semestre do ano. Neste sentido, o evento se apresenta como o local ideal para negócios, prospecção de contatos, atualização profissional, além de também funcionar como um termômetro do mercado para essa época do ano”, enfatizou o diretor. “Assim que a situação política do país se estabilizar, o setor de construção civil acompanhará esse ritmo”, avaliou Richter.

Expositores otimistas com o setor

Entre os expositores desta edição, está a Vibromak (Marília/SP), empresa 100% nacional de equipamentos para construção. O diretor da empresa, Rogerio Sona, destaca os resultados positivos e a projeção otimista da Vibromak para 2019. “No primeiro semestre deste ano tivemos um crescimento de 70% em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa é crescer neste mesmo nível no segundo semestre”, explicou. Neste ano, a empresa retomou à Construsul após dois anos sem participar. “Devido aos resultados positivos que tivemos, reavaliamos nossos investimentos para participar de feiras. Acredito que neste ano iremos superar os números positivos de faturamento que tivemos em 2014”, comemorou.

Para Felipe Soares, diretor da Graddus (Santa Cruz do Sul/RS), a participação na Construsul é fundamental para agregar negócios à empresa. “Nesta edição estamos apresentando uma grande novidade da marca, que são os jardins verticais como alternativa de revestimento para decoração de ambientes internos. Foi um lançamento que vimos na China e decidimos trazer para o Brasil”, explicou Soares. Ele comentou que a participação na feira impulsiona os negócios da empresa. “Crescemos 15% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa é crescer até 25% neste segundo semestre, impulsionados pela Construsul, que nos proporciona diversos contatos e negócios”, finalizou.

Eventos paralelos agregam conhecimento aos visitantes

O primeiro dia de evento ofereceu diversas atividades paralelas com foco na atualização profissional. A palestra de lançamento do 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos, promovida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), deu a largada para o evento que acontece em outubro, em Porto Alegre. Na oportunidade, o palestrante Rafael Passos falou sobre o cenário atual da profissão, apresentando dados do setor e explicando mais sobre o congresso. “Com o tema ‘Espaço e Democracia’, o congresso falará sobre a democratização do trabalho do arquiteto e o que é importante para isso. É fundamental realizarmos essa palestra na Construsul, pois este é o maior e mais diverso evento do segmento de construção civil e conta com grande participação de arquitetos e importantes espaços de atualização profissional”, destacou.

Neste primeiro dia também ocorreram outros eventos. O Sinduscon-NH realizou o 7º Seminário de Tecnologia e Inovação da Construção Civil; a ARES (Associação Sul-Rio-Grandense de Engenharia de Segurança do Trabalho) realizou a palestra “eSocial em SST (Segurança e Saúde do Trabalho). Sua empresa está preparada?”; e ainda aconteceu a palestra “Soluções para Light Steel Frame”, realizada pela Infibra e Tamlyn. Além disso, a feira contou com diversas palestras técnicas e demonstrativas na Praça Tecnológica, um espaço promovido pela Sul Eventos em parceria com a itt Performance (Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil – Unisinos), abordando temáticas e tendências tecnológicas do setor.

EVENTO: Construsul – 22ª Feira Internacional da Construção
DATA: de 30 de julho a 02 de agosto de 2019
HORÁRIO: de terça a sexta-feira, das 13h às 20 horas
LOCAL: FIERGS (Av. Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre – RS)
PÚBLICO-ALVO: lojistas, construtoras, incorporadoras, empreiteiras, técnicos e trabalhadores da construção civil, engenheiros, arquitetos, decoradores, indústrias, representantes, empresas de importação e exportação, entidades, órgãos de governo, estudantes e outros.

Entrada gratuita para profissionais do setor. É proibida a entrada de menores de 16 anos, mesmo que acompanhados.

Crédito Fotos: Guilherme Gargioni
By |31/07/2019|Comentários desativados em 22ª Construsul começa com expectativa de retomada do setor de construção civil
Translate »