14º PREVESST – Encontro Sul-Rio-Grandense de Prevenção, Segurança e Saúde do Trabalho

Hora: das 14 h às 18h 30min
Local: Sala 201 Leste – 2º andar.

Programação

13 horas
Acesso ao Auditório e Feira

13h 45 min
Abertura Oficial do 14º PREVESST

14horas às 15horas
PALESTRA: Aspectos Psicossociais da dor no ambiente de trabalho

Apresentação: BRUNO FRACASSO – Fisioterapeuta, especialista em Fisioterapia do Trabalho, Ergonomia, Fisioterapia Forense, Gestão de Pessoas e Liderança Coach. Mestrando em Tecnologias de Informação e Gestão em Saúde pela UFCSPA- Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Professor Universitário na FADERGS e de Programas de Pós-graduação

15horas às 16horas
A Gestão da Informação na Integração de Programas em Saúde do Trabalhador e Welness

Apresentação: IVON G. MAISONNAVE – Sales Advisor Beecorp Bem Estar Corporativo Bacharel em Fonoaudiologia, Especialista em Voz pelo Centro de Estudos da Voz de São Paulo e Conselho Federal de Fonoaudiologia. Especialista em Saúde e Segurança no Trabalho pelo Instituto de Saúde Coletiva – ISC/ UFBA. Mestranda em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde pela UFCSPA-Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Membro do Grupo de Pesquisas em Empreendedorismo, Inovação e Gestão em Saúde – UFCSPA. Conselheira no Conselho Regional de Fonoaudiologia.  Experiência como:  Coordenadora Técnica de SST; Atuação em projetos internacionais de cooperação técnica em SST. Atua em planejamento de Projetos Técnicos de Inovação e Adoção e Implementação de sistemas informatizados em Saúde do Trabalhador.

16horas às 16h 30min
Coffe Break

16h 30min às 17h 30min
As implicações da NR321 na prática da Auditoria da Segurança do Trabalho

Apresentação: CLAUDIA BICA – Bacharel em Ciências Biológicas Bióloga pela UFRGS; especialista em Biossegurança pela Escola Nacional de Saúde Pública, na Fundação Osvaldo Cruz (FioCruz), Mestre em Biologia Celular e Molecular pela UFRGS e Doutora em Patologia pela UFCSPA- Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Professora universitária na área de Biossegurança, Bioética e Gerenciamento Laboratorial, e em programas de Pós-graduação. Coordenadora do Comité Técnico de Biossegurança da UFCSPA; Membro do Comitê de Bioética do Hospital Mãe de Deus.

17h 30min às 18h 30min
Subnotificações de Doenças e Acidentes no Trabalho: causas, consequências e soluções viáveis

Apresentação: ROGÉRIO UZUN FREISCHMANN – Procurador do Trabalho, Coordenador no Rio Grande do Sul da CODEMAT – Coordenadoria de Defesa do Meio-Ambiente do Trabalho, órgão responsável pela coordenação dentro do MPT das ações em SST, Gestor do Projeto Verdade na Saúde.

Inscrições: Taxa de Incrição. Informações: https://bit.ly/2XL0rot

Hora: das 14h às 18h 30min
Local: Sala 201 Leste – 2º andar.

Programação

14 horas às

15 horas
NRs e suas alterações

Apresentação: SERGIO USSAN – Eng. Civil, especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho. Integrante do CONTRAB do COTECON da FIERGS, integrante do Grupo Técnico do Sinduscon-RS, diretor da SL Engenharia e Consultoria.

15 horas às 16 horas
Atualização da NR 12 e seus Impactos

Apresentação: GIOVANE MOTTA DE CASTRO – Sócio Diretor da empresa SISTRA – Soluções Integradas em Segurança no Trabalho. Engenheiro de Segurança do Trabalho; Engenheiro de Produção Mecânica. Especialista em NR 12 – Máquinas e Equipamentos. Já atuou como Professor convidado no curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Conselheiro do GEAT (Grupo de Estudos do Ambiente do Trabalho da FIERGS). Conselheiro do CONTRAB (Conselho das Relações do Trabalho da FIERGS). Grupos estes que discutem e disseminam informações do interesse coletivo. Atuou como Coordenador de Ferramentaria, Coordenador do Núcleo de Segurança do Trabalho do SENAI-RS, Coordenador de Educação e de Tecnologia dos cursos Técnicos, Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico bem como Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto SENAI de Inovação em Metalmecânica – ISI-SIM.

16horas às 16h 30min
Coffe Break

16h 30min às 17h 30min
Os Infortúnios Laborais e Doenças Ocupacionais. Realidade Pré e Pós Reforma Trabalhista. Atuação Proativa de Técnicos e Engenheiros de Segurança do Trabalho

Apresentação: MARCELO PORTO – Juiz Titular da 6ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul, especializada em acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro do TST. Professor convidado da cadeira de Responsabilidade Civil do Curso de Especialização em Direito e Processo do Trabalho Unisinos.

17h 30min às 18h 30min
RESPONSABILIDADE CRIMINAL: Frente aos Acidentes de Trabalho

Apresentação: NELSON BURILLE – Vice-presidente da ARES. Perito judicial da Justiça do Trabalho da 4a região. Professor do curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da UFRGS (1999-2000). Coordenador Nacional das Câmaras Especializadas de Engª de Segurança do Trabalho do sistema CONFEA/CREA (2014-5). Conselheiro da 6ª Câmara de Julgamento do Conselho de Recursos da Previdência Social – CRPS do Ministério da Previdência Social (2004-5). Membro do conselho consultivo da ANEST – Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho. Coordenador da CEEST, como Conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul nos anos de 2014 e 2015, 2016 e 2018. Coordenador da Comissão de Ética Profissional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS durante o ano de 2018. Diretor da MUNDO AMBIENTE ENGENHARIA LTDA. Palestrante em seminários, cursos e congressos na área de segurança do trabalho, meio ambiente e sistemas de gestão. Membro do COESPPI – Conselho Estadual de Segurança, Prevenção e Proteção contra incêndio do estado do RS, como representante da OAB-RS.

Inscrições: Taxa de Incrição. Informações: https://bit.ly/2XL0rot

Translate »